Criamos este espaço com o intuito de promover uma maior integração entre os estudantes de Biologia e expor discussões, curiosidades, novidades e problemáticas que encontramos no nosso cotidiano como estudantes e futuros biólogos.

Aqui colocaremos trabalhos feitos por nós, como o jornal RNAm e tentaremos criar mais uma via de acesso rápido às notícias que envolvem o nosso meio.

Esperamos que aproveitem esse espaço e ajudem-nos a enriquecê-lo com muita criatividade e informação!


Sejam bem-vindos e aproveitem!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

G R E V E

Salve salve juventude.

Estamos vivendo um cenário Nacional de paralisações e greves dos setores da universidade, que estão marcando nossa história e do nosso país, pois este fato deixa muito claro que algo está muito errado e precisa ser mudado o mais rápido possível.

GREVE DOS PROFESSORES?

Os docentes da UFU estão em greve por tempo indeterminado, entraram após Assembléia realizada no dia 15/05 às 17:00 na UFU, campus  Santa Mônica, a qual reivindicavam carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Departamento Intersindical de Estática e Estudos - DIEESE (2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.
No início da semana o Governo soltou uma Medida Provisória - MP 568 para substituir o PL 2203/11, incorporando o reajuste salarial de 4%. Este reajuste é proveniente de um acordo do mês de Agosto do ano passado, para ser feito em Março deste ano, que não foi cumprido. Esta atitude do Governo nos proporciona várias reflexões no sentido de ter sido uma medida do governo, como estratégia política de desmobilização da greve. Vale ressaltar que mesmo após este reajuste os docentes continuaram em greve, pois a luta deles vai muito além do salário, reivindicam uma reestruturação da carreira. Os docentes entendem que esta greve pode prejudicar os estudantes, mas que é totalmente necessária neste momento.
É válido elucidar que até o momento são cerca de 34 Instituições Federais paralisadas.
Entendemos que esta luta não é somente da categoria docente, e sim por uma melhoria da educação. Queremos uma educação emancipadora, que gere conhecimento para atuar na transformação da realidade contraditória.
Para entender quais são as prioridades do nosso governo, basta analisar a qualidade de nossa educação, saúde, transporte público, entre outros.


GREVE ESTUDANTIL?

Assim como os docentes, os estudantes não ficaram parados, se organizaram e realizaram uma Assembléia Estudantil no dia (16/05) na UFU, campus Santa Mônica para discutir qual seria o posicionamento dos estudantes frente aos acontecimentos.
No decorrer da Assembléia, que contou com cerca de 500 estudantes, foi votado o posicionamento da mesma ao apoio à greve dos docentes e quase que unanime decidiu-se  apoio, pois entende-se que é uma luta em conjunto com técnicos e docentes. Após isto discutiu-se um pouco acerca das problemáticas que os estudantes sofrem diariamente na Universidade, como por exemplo, falta de livros na biblioteca, falta de ônibus intercampi, falta de espaços físico, entre outros, com intuito de criar uma plataforma estudantil com as reivindicações dos estudantes.
Os 500 estudantes presentes sentiram a real necessidade de uma paralisação, visto o cenário que se encontra a Universidade Federal de Uberlândia - UFU, pois algumas faculdades e institutos se posicionaram favoráveis e aderiram à greve, outros ainda encontram-se em pleno funcionamento, enfraquecendo o movimento Nacional de Greve.
Ficou deliberado da Assembléia que no dia 23/05 (quarta-feira) haverá uma paralisação, ocorrendo também uma Assembléia para discutir acerca de uma Plataforma Estudantil de reivindicações e decidir sobre o Indicativo de greve para o dia 25/05.

E A BIOLOGIA?

Os estudantes do curso de Biologia entenderam tudo o que estava acontecendo e decidiram se posicionar também frente aos acontecimentos, então o Diretório Acadêmico chamou uma Assembléia para o dia 17/05 para discutir sobre a greve. Mas vale ressaltar que no decorrer deste processo a 72º turma do curso declarou que estavam de greve, pois não achavam justo assistir aulas no momento e assistir outras após a volta da greve, entendendo a importância da luta pela educação.
A Assembléia aconteceu na sala 309 do bloco 4k às 17:00 de uma forma bem tranquila e contou com a presença de 123 estudantes da Biologia, que demonstraram indignação frente à nossa educação. Foi um momento muito marcante para o curso, pois foi um momento que conseguiu agregar estudantes de vários períodos tanto do integral, como do noturno, um momento muito educativo, pois estes momentos nos trazem experiências que muitas vezes não encontramos dentre de sala de aula, é a educação em movimento.
A Assembléia entendeu que não teria condição de decidir naquele momento se os estudantes de biologia entrariam em greve, sendo assim, deliberou sobre o Indicativo de greve para o dia 25/05 e que acontecerá um nova assembléia no dia 21/05 (segunda-feira) às 17:00 no C.C Umuarama para discutir sobre a construção das atividades da biologia (intervenção, construção texto a favor do respeito, abaixo assinado e construção de reivindicações).
Todos os professores do Instituto de Biologia ainda não se posicionaram, mas outros já aderiram a luta da greve, dentre estes alguns estavam presentes na Assembléia Docente e votaram a favor da greve, como a Coordenadora do Curso. Como ainda não existe uma posição fechada de todos os professores, ocorrerá uma Assembléia do Instituto de Biologia no dia 24/05 (quinta-feira), com local e hora a confirmar pelo Instituto.
A Assembléia finalizou-se com um momento místico de leitura do poema " À pátria que me pariu - Mauro Iasi" e com um grito de ordem: " Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil".

Vale ressaltar que a greve não é um momento de férias, muito pelo contrário, é um momento muito importante, de muita luta, pois é um momento que podemos ter vitórias concretas, podemos melhorar a situação da educação, visto isto na semana do dia 21 terá várias atividades que segue abaixo:


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA SEMANA

Segunda-feira (21/05) - 17:00 [C.C. UMU] - Assembléia Estudantil. Pauta: construção das atividades da biologia (intervenção, construção texto, construção reivindicações).

Terça-feira (22/05) - 12:15 - 14:00 [C.C. UMU] Bato Papo com DCE e UFU campus Umuarama para discutir problemáticas e montar uma plataforma de reivindicações.
                                    - 16:00 [DCE - parte de cima C.C Santa Mônica] Montar plataforma estudantil Estudantes da UFU.

Quarta-feira (23/05) - PARALISAÇÃO
                                      -17:00 [C.C Santa Mônica]  Assembléia Estudantil - Pauta: Deflagração ou não da greve, discutir a plataforma estudantil construída na terça a tarde.

Quinta-feira (24/05) - [local e horário a ser confirmado pelo Instituto] Assembléia INBIO. Pata: Greve e EBSERH .

- Sexta-feira (25/05) - INDICATIVO GREVE ESTUDANTIL  
                                    - [14:00 Reitoria] CONSUN (será decidido a EBSERH).




Saudações Libertárias
Diretório Acadêmico Charles Darwin - "Raiz Forte"

Nenhum comentário:

Postar um comentário