Criamos este espaço com o intuito de promover uma maior integração entre os estudantes de Biologia e expor discussões, curiosidades, novidades e problemáticas que encontramos no nosso cotidiano como estudantes e futuros biólogos.

Aqui colocaremos trabalhos feitos por nós, como o jornal RNAm e tentaremos criar mais uma via de acesso rápido às notícias que envolvem o nosso meio.

Esperamos que aproveitem esse espaço e ajudem-nos a enriquecê-lo com muita criatividade e informação!


Sejam bem-vindos e aproveitem!

domingo, 19 de setembro de 2010

BioCine: "A ONDA"



“A ONDA” dia 20/09/10 às 12h no anfiteatro da biblioteca

Direção: Dennis Gansel • Gênero: Drama • Origem: Alemanha • Duração: 101 minutos • Tipo: Longa-metragem

• Sinopse: Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus
alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. O professor realiza uma arriscada experiência pedagógica que consiste em reproduzir na sala de aula alguns clichês do nazismo: usaria o slogan “Poder, Disciplina e Superioridade”, um símbolo gráfico para representar “A onda”. Wegner se denomina o líder daquele grupo. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais. O desfecho do filme é dado pelo professor ao desmascarar a ideologia totalitária que sustenta o movimento d’A onda , denuncia aos estudantes o sumiço dos sujeitos críticos diante de poder carismático de um líder e do fanatismo por uma causa. Embora o filme seja uma metáfora de como surgiu o nazi-fascismo e o poder de seus rituais, pode conscientizar os estudantes sobre o poder doutrinário dos movimentos ideológicos políticos ou religiosos. O uso de slogans, palavras de ordem e a adoração a um suposto “grande líder” se repetem na história da humanidade.
APAREÇAM LÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário